quarta-feira, 4 de maio de 2011

BURKINA FASSO E ARGILA DECORADA

Vamos falar da economicamente deprimida mas, sem dúvida, sempre arquitetonicamente interessante Burkina Fasso. Ali identificamos na região de Tiébélé mostras da cultura dos Gurunsi, que constroem suas habitações aos moldes de grandes vasilhas semi-enterradas na areia, com ornamentação exterior e interior realizada exclusivamente por suas mulheres e aonde sua razão de ser não se limita ao artístico, mas também à proteção climática obtida com o robustecimento de frisos. Os afrescos também protegem o barro da erosão.
É importante destacar que, devido às suas crenças animistas, os Gurunsi acreditam que os espíritos de seus antecessores povoam seus lares e isso os tornam renitentes à demolição de suas habitações quando surge a necessidade. O que explica neste caso, assim como no de outros grupos com crenças similares, que a construção edificada com barro ultrapasse sua vida útil natural, perdurando em muitas ocasiões até trezentos ou mais anos. E uma forma engenhosa de contemplar ambas as necessidades se evidencia na riqueza de colorido exterior e interior de sua decoração.
Por outro lado, não ficaria completo este exemplo sem mencionar a população de Gana, país produtor e exportador de cacau, uma das principais riquezas da área em que se assenta e que nos ensina interessantes usos dos subprodutos deste recurso vegetal na proteção de habitações, desde impermeabilização (como massa) até repelente de isópteros ou cupins (como líquido residual), um dos suplícios da região.

BURKINA FASO
O Burkina Faso é um país do Sahel, sem litoral, que faz fronteira com seis nações. Estende-se entre o deserto do Sahara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger. Sua capital é a cidade de Uagadugu. O terreno é verde no sul, com florestas e árvores de fruto, e desértico no norte. A maior parte do Burkina Faso central fica num planalto baixo, coberto por savana, a uma altitude de 200 - 300 metros, com campo aberto, bosques e árvores isoladas. As reservas de caça do Burkina Faso — as mais importantes das quais são as de Arly, Nazinga, e do Parque Nacional W — contém leões, elefantes, hipopótamos, macacos, facocheros e antílopes. O turismo não está bem desenvolvido.
O total de precipitação anual varia entre 100 centímetros no sul e menos de 25 centímetros no norte e nordeste, onde os ventos quentes do deserto acentuam a secura da região. O Burkina Faso tem três estações diferentes: morna e seca (de Novembro a Março), quente e seca (de Março a Maio) e quente e húmida (de Junho a Outubro). Os rios não são navegáveis.
É um dos países mais pobres do mundo,possui a pior taxa de alfabetizaçao do mundo (23,6%), com alta densidade demográfica e uma renda per capita inferior a US$ 300. Mais de 80% da população do país depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas.
O barro garante conforto térmico no inverno e no verão porque a umidade é mantida em níveis ideais.








FONTE DE PESQUISA
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.057/496/pt_BR



JACQUELINE C. S. DAHER

JULIANA CUNHA

KETERSON CRISCOLO

0 comentários:

Postar um comentário